Ventosaterapia

A acupuntura apresenta inúmeros métodos de tratamento além das agulhas e um deles é a ventosa. Consiste em uma técnica que provoca uma sucção na pele, que em geral não é muito dolorosa, causando uma vermelhidão local devido ao aumento de sangue na área.ventosa

Tem como objetivo aumentar a circulação do sangue e de energias no local, diminuindo assim a dor e a tensão nos músculos. Beneficia o  metabolismo, acelera a eliminação de toxinas que não são boas para o nosso corpo, e como aumenta a quantidade de sangue no local, nutre melhor os músculos e a pele.

Existem diversos tipo de aplicação das ventosas, como a ventosa por combustão aonde usa-se fogo, por ebulição, método que utiliza água quente para esquentar a ventosa, ventosa com a utilização de moxa e com ervas na ventosa de bambu.Na nossa sociedade utilizamos a ventosa somente com um óleo para desliza-lá sobre a pele do paciente.

Existem poucas contraventosa1-indicações na aplicação da ventosa como febre, feridas na pele e pessoas muitos magras.

Com a utilização da ventosaterapia podemos tratar dores na coluna, artrose, artrite, inchaços nas pernas, paralisia facial, dentre outras doenças.

Por: Dra. Rackel Monte