Sinusite

  sinusite 1Nós temos quatro pares de seios paranasais no crânio, que se comunicam com a região nasal na nossa face. Alguns desses seios são mais propensos ao desenvolvimento de infecções e inflamações, sendo eles, os seios frontais e maxilares.

  Ela pode ser aguda, quando os sintomas permanecem por menos de 12 semanas ou crônica, que ultrapassa esse período. A sinusite pode aparecer de forma secundária, tendo origem em algum processo infeccioso, quadro alérgico, causado por fungos, bactérias ou vírus ou ainda, por poeira, odores forte, choque térmico, etc.

  Algumas situações podem levar ao aparecimento da sinusite sendo eles:

– Reações alérgicas

– Pólipos nasais

– Desvio de septo

– Trauma facial

– Problemas imunológicos

– Alterações de altitude

– Tabagismo

  Os sintomas incluem obstrução nasal, sensação de pressão no rosto, dor, perda do apetite, dor no maxilar e nos dentes e em alguns casos pode- se ter ainda dor de ouvido, garganta inflamada, tosse e naúsea.sinusite 2

  Para a medicina chinesa a sinusite ocorre por invasão de vento ou dieta irregular com consumo excessivo de alimentos gordurosos e quentes. Dentro da MTC, há vários padrões que levam ao desenvolvimento da sinusite e por isso, o acupunturista deve fazer uma avaliação bem detalhada da queixa do paciente para que se possa chegar ao diagnóstico c e assim poder tratar esse indivíduo corretamente.

Por: Dra. Rackel Monte