Sífilis

A sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria treponema pallidum. é uma doença crônica e que se não tratada pode comprometer diversos sistemas do nosso corpo. Podemos dividi-lá em três fases, primária aonde a caracterização da doença se torna mais presente, acontecendo também uma pré-disposição a transmissão, secundária,aonde os sinais também se manisfetam e terciária. Pode-se observar um período de latência e alguns anos depois manifestações cardíacas e neurológicas podem aparecer.

Essa doença pode ser transmitida através da relação sexual, pela placenta da mãe doente, o que chamamos de sífilis congênita, por transfusão sanguínea, ou pelo beijo quando um dos indivíduos possui feridas que estejam infectadas pela bactéria na boca.

As manifestações aparecem após um período de incubação da bactéria com duração em média de 21 dias.

Durante a fase primária ocorrem lesões nas genitais como denominação de cancro caracterizada por uma ferida de borda dura e profunda, um pouco dolorida, levando de três a seis semanas para curar.

A fase secundária acontece após oito semanas do aparecimento do cancro,disseminando a bactéria por todo o corpo, apresentando sintomas como febre, dor de cabeça,mal-estar, dor de garganta, perda de apetite e peso, inguas e manchas róseas planas que não doem e na coçam na planta dos pés e palma das mãos, que caracterizam essa fase.Alguns indivíduos contaminados podem estagnar nessa fase, não havendo evolução para fase terciária.

Na fase terciária ocorre a inflamação progressiva e lenta, com sintomas que variam de acordo com o órgão comprometidoe pode ser incapacitante.Se a doença evoluir para um comprometimento do cérebro os sintomas se confudem com os da meningite, com paralisia dos nervos e o comprometimento dos vasos,causando obstrução das artérias. Se houver um comprometimento da medula, acontece perda dos reflexos, evoluindo para perda do controle dos esficteres e incapacidade para andar. No caso do sistema cardíaco, ocorre comprometimento das válvulas cardíacas, e dilatação dos grandes vasos( como a aorta), levando há sintomas como falta de ar e cansaço.

O indivíduo que apresentar sintomas como os descritos deve procurar orientação médica porque a sífilis pode ser confundida com outras doenças.Assim o médico poderá pedir exames para confirmar a presença ou não da bactéria Treponema no sangue.

O tratamento é feito com um antibiótico conhecido como penicilina, porém a prevenção é a melhor solução para que a doença não se propague.