Refluxo Gastroesofágico

  O refluxo é um problema digestivo caracterizado por regurgitação ácida, por conta de alimentos ou líquidos mau digeridos, irritando o esôfago.refluxo gastroesofagico 1

  Pode ser causado por um problema no esfíncter esofágico, que não se fecha adequadamente, fazendo com que os alimentos voltem ao esôfago ou por uma hérnia de hiato.

 Existem alguns fatores que podem contribuir para o aparecimento do refluxo como gravidez, obesidade, fumo, consumo de comidas gordurosas, refeições com porções grandes.

 Os sintomas que aparecem com o refluxo são azia, eructação, regurgitação ácida, dificuldade de engolir, tosse seca, náusea e rouquidão.

 Na medicina chinesa o refluxo pode ser um reflexo de várias doenças, porque engloba uma série de fatores que se assemelham a condições diferentes.

 refluxo gastroesofagico 2Como em várias desarmonias, o refluxo tem padrões de excesso e deficiência e para poder tratar da melhor maneira possível precisamos fazer uma boa avaliação para determinar a melhor combinação de pontos a serem usados para cada paciente.

Por: Dra. Rackel Monte