Prisão de Ventre

  Muitas pessoas sofrem com a temida prisão de ventre, que se caracteriza por movimentos lentos do intestino. Esse movimento é chamado de peristaltismo e pode ser lentificado por diversos problemas internos e externos.

 prisao de ventre 1A prisão de ventre não é determinada somente pela quantidade de dias que se fica sem evacuar, mas também pela forma que se evacua, por exemplo, se a pessoa evacua todos os dias porém com esforço e com sensação de não ter evacuado o suficiente, pode se caracterizar com prisão de ventre. Em geral as fezes são ressecadas, em bolinhas e duras.

 Os intestinos devem funcionar diariamente, pelo menos uma vez ao dia com fezes de coloração marrom, sem esforço durante o ato.

 A prisão de ventre pode atingir desde bebês até os idosos, sendo uma junção de vários fatores listados a seguir.

 Dentre as causas da prisão de ventre estão:prisao de ventre e acupuntura

– dieta irregular

– tensão emocional

– falta de atividade física

– trabalho excessivo

– múltiplos partos

– doenças febris

– obstruções nos intestinos

– alguns tipos de câncer

– lesões neurológicas

– lesão medular

– diabetes

– problemas da tireoide

 Para a Medicina Tradicional Chinesa a prisão de ventre pode ser proveniente de estagnações, deficiências ou calor. Esse calor não é um calor de temperatura alta e sim calor que pode ser gerado internamente comprometendo a energia de alguns órgãos.

 acupuntura 3Por esse ponto de vista temos alguns órgãos envolvidos sendo eles Estômago, Intestino Grosso, Baço, Fígado, Rim e Pulmão. O diagnóstico oriental é feito através da avaliação de alguns aspectos importantes como formato das fezes, hidratação, sem há dor durante a evacuação, esforço e a coloração das fezes.

 Tendo todos esses quesitos preenchidos podemos fazer o diagnóstico correto e selecionar a melhor combinação de pontos de acupuntura para tratar o paciente.

Por: Dra. Rackel Monte