Pilates

Cada dia que passa mais e mais pessoas falam do Pilates, porém muitas ainda não conhecem os reais benefícios que esse método desenvolvido por Joseph Pilates pode proporcionar ao nosso corpo.pilates

O método visa uma união de fatores que são essenciais para o nosso corpo mas que nem sempre são usados e praticados por nós. A concentração, o equilíbrio, a flexibilidade, a percepção e o controle postural, são fatores que usamos no pilates que sempre nos beneficiarão, devido ao trabalho em conjunto de mente e corpo.

No Pilates temos 6 princípios básicos que são eles: respiração, concentração, centro, fluidez, controle e precisão, que quando praticados corretamente, nos proporcionam uma sensação agradável.

O pilates através dos seus princípios proporciona uma melhor oxigenação, consciência corporal, diminuição do cansaço, diminuição de dores e lesões articulares e musculares, melhora o equilíbrio entre o corpo e a mente.

O método primeiramente foi desenvolvido utilizando aparelhos como cadilac, total wall unit, entre outros, porém mais tarde os exercícios foram adaptados para o solo, utilizando a bola suíça e faixas elásticas, ajudando aquelas pessoas que não dispõem de tempo para ir até um estúdio, podendo praticar no conforto do seu lar, sendo orientado sempre por um profissional.

Com o pilates o praticante consegue desenvolver habilidades que antes não eram possíveis pela falta de flexibilidade, alongamento e concentração, além de aumentar a força muscular, a capacidade respiratória, melhorar a postura do indivíduo, além de provocar uma agradável sensação de relaxamento.pilates 1

Apesar do método ser ótimo para o corpo existem algumas contra indicações que devem ser respeitadas como arritmias cardíacas, hipertensão arterial não controlada e gestante com menos de três meses de gravidez.

 

Por: Dra. Rackel Monte