Fibromialgia

A fibromialgia é uma doença que se caracteriza por dor generalizada no corpo, que pode piorar com a mudança do tempo, estresse ou sobrecarga de trabalho, cansaço, rigidez e distúrbios do sono. As mulheres são as mais afetadas por essa patologia, porém os homens não estão livres da doença.

O diagnóstico é feito através do exame físico, já que não existe nenhum exame laboratorial ou de imagem que ajude no diagnóstico. Nesse exame o paciente responde um questionário e passa por um exame palpatório em regiões aonde se apresentam pontos extremamente sensíveis. Para que o indivíduo tenha o diagnóstico fechado para fibromialgia ele deve apresentar dor nos quatro membros e ter dor em 11 dos 18 pontos sensíveis.

Esses pontos sensíveis são chamados de ponto-gatilho e quando palpados doem bastante.

Além do quadro de dor generalizada, a pessoa sofre ainda com problemas para dormir, o que faz com o quadro álgico piore, uma vez que o sono é não reparador.

Para a Medicina Chinesa a fibromialgia é resultado do acúmulo de umidade entre o espaço entre pele e músculo, que penetra pelos canais de conexão que são os responsáveis pela nossa defesa. O vento, a umidade e o frio podem levar a dor, cada um causando um tipo de dor diferente, sendo isso importante para que possamos fechar o diagnóstico ocidental.

Contudo outros fatores podem contribuir para o desenvolvimento da fibromialgia como, tensão emocional, trabalho físico excessivo e dieta irregular.

A acupuntura trata dessa patologia de forma global, melhorando o quadro de dor, regularizando o sono e estabilizando as emoções.