Fibromialgia

A fibromialgia se caracteriza por dor em pontos específicos quando pressionados(tender-points) em todo corpo de origem não -inflamatória. As áreas afetadas na fibromliagia são os músculos, ligamentos e os tendões A incidência é maior em mulheres e os sintomas apresentam-se por dor que tem início em uma área específica do corpo e que depois se espalha por todo corpo. Rigidez matinal generalizada, edemas nas mãos e nos pés são observados também.

O indivíduo vítima de fibromialgia podem também apresentar cansaço que permanece durante todo o dia, enxaquecas, dores durante a menstruação e secura na boca. Sintomas como depressão, ansiedade e insônia podem aparecer.

A natureza dessa doença ainda não é conhecida porém acredita-se que ocorra uma diminuição nos níveis de serotonina e neurotransmissores provocando assim uma maior sensibilidade à dor, implicando assim na diminuição do fluxo de sangue para os músculos.

A fisioterapia pode atuar na fibromialgia tendo como objetivo reduzir o quadro álgico, minimizar as contraturas, orientando o paciente a fazer caminhadas diárias, alongamentos, exercícios de leve intensidade e hidroterapia.

Precisando de Fisioterapia? Clique Aqui e Fale Comigo!