Câncer do Colo do útero

O câncer do colo do útero tem evolução lenta podendo não gerar sintomas.O câncer se forma porque há células que podem se modificar e ocasionar o aparecimento.

As mulheres podem não sentir nada, ou então apresentar sagramento vaginal depois do ato sexual, secreção com odor fétido, dores abdominais e sangramento intermitente.

O diagnóstico é clínico, através do exame ginecológico papanicolau que possibilita o diagnóstico precoce.Esse exame consiste em examinar as células retirada do colo do útero da mulher, podendo ser visualizadas células não cancerosas como as de uma inflamação ou infecção. Deve ser realizado a partir da primeira relação sexual,pelo menos uma vez ao ano Uma vez detectada a presença, outros exames devem ser realizados para se avaliar o extenção da doença, ou seja, se estar somente no colo ou se outras áreas foram afetadas.

Alguns fatores de risco podem ser relacionados com a doença como início de vida sexula precoce,vários parceiros, tabagismo, má higienização da região íntima e uso prolongado de contraceptivos orais.O vírus do papiloma humano (HPV) tem paoel no desenvovimento do câncer do colo do útero.

Existem variações no tipo de câncer, podendo ser classificados em epidermóide( que é o mais comum) e adenocarcinoma.

O tratamento consiste na cirurgia,aonde é retirado o útero podendo (preservar os ovários) radioterapia e quimoterapia.

Quanto mais cedo for o diagnóstico, meçhor será o prognóstico dessa mulher, por isso não deixem se consultarem periodicamente com o seu médico e realizar o exame Papanicolau.

Um comentário em “Câncer do Colo do útero

Comentários fechados.