Acupuntura no tratamento da Asma

 A asma é uma doença muito comum entre a população e com o passar do tempo a incidência vem aumentando.

asma 2Três sinais são clássicos para o diagnóstico: obstrução das vias aéreas, inflamação das vias aéreas e hiperreponsividade das vias aéreas. Na asma os brônquios sofrem um estreitamento que pode ser causado por muco, inflamação ou contração da musculatura causando broncoespasmo.

Existem dois tipos de asma, a asma extrínseca ou alérgica, que tem início precoce e a asma intrínseca de início tardio, que começa entre 30 e 40 anos.

 Para a medicina tradicional chinesa, a asma possui dois fatores principais que desencadeiam o seu início: deficiência de QI do pulmão e do rim e o fator vento que pode ser frio ou calor.

 É importante ressaltar que com base na medicina chinesa, o ideal é prevenir o aparecimento da asma, tratando sempre entre as crises, mesmo que essas ocorram com um período de tempo grande entre elas.

 O tratamento pela acupuntura tem objetivos diferentes dependendo se a pessoa está em crise ou não e qual o fator causador da asma.

Se o indivíduo estiver em crise optamos por expulsar o vento frio ou o vento calor, escolhendo sempre pontos pertinentes ao caso e se ele estiver entre crises optamos por melhorar a energia de defesa do pulmão.

 A acupuntura traz grandes benefícios para o indivíduo porque o trata como o todo, sempre buscando a harmonia no organismo.

 

Por: Rackel Monte