A Acupuntura no combate a insônia

Quem não conhece uma pessoa que sofre com a insônia? Esse é um distúrbio do sono que afeta muitas pessoas e pode se caracterizar por uma dificuldade de pegar no sono, ou ter o sono muito interrompido ou acordar no meio da madrugada e não dormir mais. Normalmente pessoas que tem insônia acordam sem disposição e mal humorado.

As causas mais frequentes para o desenvolvimento da insônia incluem:insonia

estresse

ansiedade

depressão

algumas doenças

alguns medicamentos

maus hábitos alimentares

consumo de substâncias estimulantes

Cada pessoa pode devolver um sintoma diferente mas os mais comuns são dificuldade em começar a dormir, irritabilidade, cansaço mesmo após ter acordado, dificuldade para se concentrar e dores que persistem sem ter uma razão.

Para a medicina chinesa o sono é essencial para repor o yin e se não dormimos bem causamos um desequilíbrio entre o yin e o yang. Esse desequilíbrio leva há um distúrbio da energia do Coração, sendo assim é necessário durante o tratamento por acupuntura para reequilibrar a energia, lembrando que estamos tratando pela Medicina Tradicional Chinesa e que nada tem haver com o órgão coração tratado pelo cardiologista na medicina ocidental.

A escolha de insonia e acupunturapontos a serem usados durante as sessões de acupuntura podem variar de acordo com a síndrome apresentada pelo indivíduo. Essas síndromes podem variar entre estagnações do Qi ou deficiências do Qi ou do sangue.

Algumas mudanças nos hábitos de vida podem ajudar no tratamento da insônia, como não comer muito tarde, não utilizar aparelhos eletrônicos   como televisão, celular, tablets… antes de dormir, porque a luminosidade emitida por esses aparelhos nos deixam muito alertas para pegar no sono.

Por:

Dra. Rackel Monte